Imagem ilustrativa
Escrever de forma persuasiva, para convencer seu público-alvo a tomar uma ação desejada, atividade também conhecida como copywriting, é uma das formas mais atuais de engajar clientes ou possíveis clientes e, ainda, reforçar a sua empresa no segmento em que ela atua.
Seja para comprar um produto, inscrever-se em uma lista de e-mails ou clicar em um link, é “a copy”, como dizem os redatores, que vai fazê-la(o) tomar sua decisão.
No entanto, se você acredita que esta ferramenta pode ser usada apenas para o marketing ou a publicidade, pode começar a repensar. Isso porque, a técnica pode - e deve - ser utilizada para todas as áreas. Afinal, o objetivo em comum de produtos e serviços é o mesmo: vender para um público qualificado.
Atualmente, precisa fazer sentido para que as pessoas consumam. Então, o lance é criar conexão a partir de conteúdos interessantes para o público com o qual você e sua empresa conversam.
Copywriting: o poder das palavras
A comunicação eficaz é fundamental em qualquer área da vida e do mercado de trabalho. Seja você um médico que precisa explicar um diagnóstico complexo aos pacientes, um advogado que deseja persuadir um júri ou um cientista que busca financiamento para sua pesquisa, a habilidade de expressar suas ideias de forma clara e convincente é essencial.
É aí que o copywriting entra em cena.
O copywriting não se limita a vender produtos ou serviços, mas também envolve a arte de contar histórias, educar, informar e influenciar.
Em essência, é a habilidade de usar as palavras para atingir seus objetivos, seja qual for o seu campo de atuação.
Em geral, profissionais ligados à comunicação: marketing, publicidade, mídias, jornalismo, entre outras, tendem a ter uma habilidade maior para produzir os textos.
O que é uma vantagem para todas as outras áreas que não têm essa habilidade profissional.
Aplicação do copywriting em diferentes áreas
Separei algumas áreas em que o copywriting desempenha um papel crucial:
1. Educação
Educadores podem usar a ferramenta para criar materiais de ensino envolventes que cativem os alunos e facilitem a aprendizagem.
A(o) redatora tem a habilidade de escrita persuasiva, o que também é valioso ao solicitar recursos para escolas e instituições de ensino.
2. Cultura
Gestores e produtores culturais podem utilizar a habilidade de escrita ao inscrever projetos de circulação de espetáculos, shows e exposições artísticas em editais de leis de incentivo à cultura.
O copywriting é essencial para que os textos dos projetos sejam objetivos e assertivos, ideais para que o parecerista entenda a ação como um todo.
3. Ciência e Pesquisa
Cientistas e pesquisadores podem utilizar as habilidade de um(a) redator(a) para a produção de um copywriting focado em propostas de pesquisa, artigos acadêmicos e até mesmo ao apresentar seus projetos a financiadores em potencial.
A capacidade de comunicar a importância de suas descobertas é crucial.
4. Saúde e Medicina
Médicos, enfermeiros e profissionais de saúde muitas vezes precisam comunicar informações complexas de forma clara para os pacientes.
O redator pode fazer um copywriting para ajudá-los a criar materiais educativos que sejam fáceis de entender e que motivem os pacientes a seguir recomendações médicas.
5. Serviços Públicos
Órgãos governamentais e organizações sem fins lucrativos frequentemente precisam persuadir o público a apoiar iniciativas ou adotar comportamentos específicos.
Mais uma vez, o copywriting pode ser empregado para criar campanhas eficazes de conscientização e angariação de fundos.
6. Tecnologia
Empresas de tecnologia podem usar o copywriting para explicar recursos complexos de produtos de maneira simples e atraente para os consumidores.
Além disso, a ferramenta é fundamental ao criar documentação de software e materiais de treinamento.
Dessa forma, percebe-se que o copywriting é uma habilidade versátil que pode ser aplicada em todas as áreas e setores.
Se você e sua força de trabalho têm dificuldade para dar início a um texto - seja ele qual for - conte com o time de especialistas da Eccoa.
A capacidade de escrever de forma persuasiva e envolvente é uma ferramenta poderosa em seu arsenal. Dominar o copywriting pode te ajudar a comunicar suas ideias com eficácia, influenciar as pessoas e alcançar seus objetivos. Entre em contato.
Comments